logo

Atualidades

Transexual ganha na Justiça direito de usar banheiro feminino


Por MidiaNews


A Justiça do Trabalho de Mato Grosso assegurou o direito de uma transgênero utilizar o banheiro feminino da empresa na qual trabalha, no interior de Mato Grosso.

O caso, considerado peculiar pelo Poder Judiciário, foi julgado por uma magistrada, que pediu para que seu nome e o nome das pessoas envolvidas não fossem divulgados.

O argumento utilizado pela juíza é o de proteção, principalmente da transgênero. A decisão é inédito no âmbito do Poder Judiciário.

Conforme o Tribunal Regional do Trabalho, o caso foi levado à Justiça por uma funcionária, que pedia indenização por estar tendo sua privacidade violada, ao ter que utilizar o mesmo banheiro que um homem “travestido” de mulher.

Em depoimento, a trabalhadora disse que “uma pessoa do sexo masculino, com nome feminino, utilizava o vestiário das mulheres”.

Em sua defesa, a empresa justificou que estava cumprindo as normas e que a funcionária estava cometendo crime de discriminação contra a colega transgênero.

Levando em consideração a Declaração Universal dos Direitos Humanos, da Organização dos Estados Americanos (OEA), sobre orientação sexual e os princípios de Yogyakarta, a magistrada proferiu sentença no sentido de avalizar a utilização do banheiro feminino pela transgênero.

Conforme a juíza, não seria “razoável que um trabalhador transgênero, com sentimentos e aparência femininos, fosse compelido a utilizar vestiário masculino”.

Banheiro privado

A possibilidade de utilização de um banheiro exclusivo para a transgênero também foi colocada na audiência.

Para a magistrada, no entanto, essa opção ressaltaria o preconceito e a discriminação.

Ainda, conforme a juíza, a medida adotada pela empresa foi correta.

Por fim, considerou que “as operárias não eram obrigadas a despir-se totalmente e as roupas íntimas se assemelham em geral às de banho, usadas em praias e piscina”.

O pedido de indenização da funcionária foi negado.

Por: MidiaNews
Foto: Web


INFIRMUS

Polícia mira secretário de Curvelândia envolvido com transporte de cocaína em micro-ônibus da saúde

Investigações iniciaram após policiais do Gefron apreenderem 52 quilos de cocaína no mês de agosto no veículo utilizado para transporte de pacientes


MATO GROSSO

Cáceres está entre os municípios participantes da edição Centro-Oeste do Camping Escolar Regional

45 atletas com idade entre 11 e 18 anos de vários municípios mato-grossense participam das atividades.


CUIDADOS E DIREITOS

Defensoria Pública de Mato Grosso reforça os direitos das pessoas com transtornos mentais

Neste mês de setembro, a Defensoria Pública do Estado de Mato Grosso (DPEMT) chama a atenção da sociedade para a campanha do Setembro Amarelo em prevenção ao suicídio. Com o objetivo de assegurar os direitos básicos das pessoas com transtornos mentais, a DPEMT reforça que todos têm direito aos cuidados por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). Como explica o...

Ver mais

O que é Urgente, não pode esperar! Entre em nosso grupo do WhatsApp e receba alertas de notícias.